segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

GRESV Flor de Lótus


Nome da Escola: G.R.E.S.V. Flor de Lótus
Fundação: 07 de setembro de 2009
Cidade-Sede: Itapuranga - GO
Cores: Preto, Roxo e Branco
Símbolos: Flor de Lótus

Presidente: Osvaldo Lino
Carnavalescos: Walter Gomes Coelho de Almeida e Luis Guilherme Lima Correia
Interprete: Darlan
Enredo: "Com a Flor de Lótus, mergulho nessa magia, vou descobrindo eldorados e construindo a folia!"

“Mar...
Misterioso marQue vem do horizonteÉ o berço das sereiasLendário e fascinante”(Lenda das sereias - Clara Nunes)

Introdução:
Mergulhando nessa magia, descobrindo eldorados e construindo a folia. Assim damos o nosso primeiro passo, ou melhor, nosso primeiro mergulho, que com a união de todas as histórias encontradas se transformam na mais linda parte da Terra, a água, o mar...
Nesse carnaval a Flor de Lótus vai às águas salgadas buscar inspiração para fazer seu carnaval, unindo seus encantos, mistérios e segredos, ela traz o mar...

1˚ Setor - Lendário Mar
Começa o mergulho encantado, na sua primeira parte falando do mar, esse Segredo Infinito, Gigante Desconhecido. Além de seus diversos segredos, o Mar tem um rei, Rei Netuno, deus dos mares na mitologia greco-romana, um ser metade homem, metade peixe, que carrega consigo um tridente dourado. Continuando nosso mergulho, encontramos no Mar, a vida, suas águas transparentes, que salvam, que purificam, símbolo da fecundidade, de onde surgiu as primeiras formas de vida. Infelizmente, também encontramos a morte, as águas negras e profundas, águas de tempestades, que podem ser a hostilidade de Deus. Mas também encontramos sinais de Romantismo, pode ser por isso que é possível encontrar em várias músicas românticas as palavras Mar, Maré, Maresia... “Ver na vida um motivo pra sonhar, Ter um sonho todo azul, Azul da cor do Mar” (Azul da Cor do Mar - Tim Maia)
Ah! Iara, a Senhora das Águas, mulher encantadora, que seduz os homens, na verdade, uma Sereia, que atraí pelo seu canto e beleza. Nesse mergulho cultural também encontramos várias lendas sobre a criação do Mar, a primeira, uma indígena, onde um poderoso chefe, Yaia, teve a desventura da morte de seu filho, e resolveu dar uma sepultura diferente, uma gigantesca abóbora, foram feitos os rituais de costume e a noite caiu como um véu fúnebre, no dia seguinte, volumosas águas brotaram, onde nadavam enormes peixes, essas águas se alastravam com violência, inundando a terra, os homens que se salvaram foram obrigados a subir em árvores, e assim nasceu o Mar. Outra lenda, uma Lenda Africana, dizia que Exu se encantou pela beleza de Iemanjá e tentou violentá-la, ela resistiu, mas o filho dilacerou os seios da mãe, Exu arrependido desapareceu no horizonte, e dos seus seios dilacerados, a água, salgada como lágrima, foi saindo dando origem aos mares.

2˚ Setor - Um Mar de Encantos
Também é possível encontrar encantos no mar, uma famosa metáfora, Mar de Rosas, muito utilizada, que diz que a vida não é sempre como se deseja, mas sempre melhora, é como o mar, nem sempre é só beleza, têm seus problemas, náufragos por exemplo. Outro grande mistério do Mar, Atlântida, a cidade perdida, uma cidade de baixo d’água, que era habitada por navegadores, com uma arquitetura monumental, engenharia avançada e capital esplendorosa, a cidade foi descrita por Platão, e hoje, alguns estudos indicam que essa cidade esteja na Antártida.
Os filmes e livros também têm sua vez no mar, mostram vários monstros marinhos, que atacam os seres humanos e fazem deles alimento, como em Vinte Mil Léguas Submarinas entre vários existentes. Outro exemplo é a música, onde o mar tem seu lugar de destaque, como “O mar quando quebra na praia, é bonito, é bonito” (O Mar - Dorival Caymmi), e várias outras que exaltam o Mar. “Alô, Alô, Povo Brasileiro, Aquele Abraço”, “O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo”, com a música “Aquele Abraço”, onde Gilberto Gil exalta o Rio de janeiro e seus pontos principais, e como o ponto mais belo do Rio de Janeiro são suas praias e mares, não poderiam faltar no nosso desfile.
Clara Nunes também cantou o mar, quando fez a música O Mar Serenou, “O mar serenou quando ela pisou na areia, Quem samba na beira do mar é sereia”, falando do Mar, Clara gostava de compor músicas que exaltavam o folclore, o Brasil e suas belezas naturais. O Mar também já foi enredo de Escola de Samba, como na Unidos do Peruche em 2002, que desfilou o enredo “Guarujá, a Pérola do Atlântico”, com um bonito samba, “500 anos de Amor, Deixa a Galera gritar Guarujá”, a escola acabou em 12˚ lugar, além do Império Serrano que exaltou o mar e as sereias em 1976 e novamente em 2009, com uma belíssima obra “Ela mora no Mar, Ela brinca na Areia, no Balanço das Ondas, a Paz ela Semeia”

3˚ Setor - Uma Maré de Histórias
Antes da Descoberta do Mundo Novo, tinha-se a idéia de que o mundo era quadrado, portanto se navegasse mar adentro, chegaria um ponto em que após a sua aresta, cairia no espaço, rumando à morte, ou seja, o Mar era considerado perigoso. Depois, chegamos a Era das Navegações, começaram a ir rumo a Ásia, mas pelo outro caminho, pelo desconhecido, e assim descobriram que a Terra era redonda e não teria uma queda rumando a morte, mas sim encontrando a América, o Mundo Novo. O Brasil foi descoberto por uma rota para as Índias de Portugal, que chegaram aqui, no nosso país, por isso o nome Índio, pois pensavam que estavam já nas Índias, mas depois descobriram que estavam no Mundo Novo. Com a descoberta do Brasil, começaram a trabalhar a terra, trazendo escravos da África, com o navio Negreiro, que eram Lágrimas sobre o Mar, de choro, de dor. Existia uma Lenda de que os barcos que iriam para a região do Caribe encontravam um monstro que matava os navegantes e afundava o navio, pois vários navios não voltaram às terras européias depois de irem para esta região.
Para encerrar, mostramos que se não cuidarmos, vamos matar o nosso mar, como foi citado no samba da Beija-Flor de 2006, “Rei Netuno eu quero navegar, Tenho medo desse mar secar, Me proteja eu quero mergulhar, Pro seu reino desvendar”.
Com isso deixamos uma mensagem final, temos que cuidar da Natureza, dos Mares, de tudo que é natural, coisa que o homem vem desrespeitando e assim destruindo o ambiente em que vivemos, conseqüentemente deixando a qualidade de vida da população pior.

Mergulhe conosco nessa imensidão azul...