segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

GRESV Barra Funda Estação Primeira


Nome da Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Barra Funda Estação Primeira
Fundação: 13.05.2006
Cidade-Sede: Ipatinga - MG
Cores: Verde e Branco
Símbolos: Trevo
Presidente e Autor de Enredo: João Marcos
Carnavalesco: Lucas Vagner
Intérprete: Nino do Milênio
Rainha de Bateria: Naiara Duarte
Enredo: Pagode Russo
1. Justicativa.

"Ontem eu sonhei que estava em Moscou": Quando o "asa-branca" bate asas e voa em direção ao "luar do sertão", o sertanejo sonha... sonha com Moscou, da Catedral de São Benedito, construída por Ivan, o Terrível, primeiro Czar russo.

"Parecia até um frevo naquele cai e não cai / Parecia até um frevo naquele vai e não vai": Napoleão também sonhou com Moscou. Chegou a ocupá-la durante as Guerras Napoleônicas. No entanto, acabou derrotado pelo clima (na batalha derradeira, chegava a -38º C) e por um povo, os cossacos. Napoleão chegou a dizer: “Os Cossacos são as melhores tropas apeadas que existem. Se eu os tivesse no meu exército, eu conseguiria conquistar todo o mundo com elas!”

"Dançando pagode russo na boate Cossacou": Além de serem considerados guerreiros espetaculares, a cultura cossaca ganhou o imaginário mundial, através de sua dança e suas músicas. Ou seja, de certa forma, o sertanejo e o cossaco, na sua bravura e na sua arte tem muitos pontos em comum. E na Boate Cossacou, a Barra Funda investe no sonho de Gonzagão, uma grande boate, um frevo cossaco, um pagode russo, um mexe-que-mexe, um me-leve-também. Na dança do Cossaco, ninguém vai ficar de fora!


2. Sinopse

No luar do sertão, como asa-branca a imaginação voou!. E assim, o sertanejo sonhou: viu-se no pais do czar. Terra vasta, castigada pelo frio, onde habita a força de um povo guerreiro; terra que, quando invadida pelo imperador Napoleão não se entregou. E quando pensavam que a derrota estava próxima, num cai e não-cai os guerreiros ressurgem das cinzas, levantam poeira e dão a volta por cima.

É a dança do Cossaco!

E hoje celebram sua cultura com a Barra Funda, sua arte, sua dança. Com tempero brasileiro, incendeiam a boate, se entregam a folia num pagode maneiro, num requebro ligeiro que mexe com a gente.
Dança cossaco, cossaco dança agora, na dança do cossaco não fica ninguém de fora.