sábado, 16 de janeiro de 2010

GRESV Floripa do Samba


Nome da Escola: GRESV Floripa do Samba
Fundação: 05 de Dezembro de 2009
Cidade-Sede: Florianópolis
Cores: Verde Limão, Branco, Azul, Amarelo e Vermelho
Símbolos: Pavão
Presidente: Christian Fonseca
Vice-Presidente: Gabriel Fonseca
Intérprete: Marcos Junior
Carnavalesca: Luciane dos Santos
Autor de Enredo: Roberto dos Reis Junior
Enredo: “Na arquibancada do seu coração... União da Ilha, pura emoção”
Justificativa:

O Floripa do Samba, tem este nome, pois aqui o samba é a alegria da cidade!
E não tem como falar de samba, sem antes falar da escola do coração de muitos e da 2ª escola do coração de todos, a escola que com simpatia, alegria e muita irreverência, vêm sacudindo o coração de todos os apaixonados pelo carnaval. Ainda mais agora, que ela voltou as suas elites! Estou falando dela mesma. O Império do Samba, canta e encanta o Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador.

Sinopse:

No dia 7 de março de 1953, tudo começou... Nasce a União da Ilha do Governador. Fundada por gênios como: Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (o Quincas), Orphylo Bastos e mais 59 sócios. Os amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo estavam na Estrada do Cacuia, principal local de desfile do carnaval da Ilha do Governador, assistindo a apresentação de pequenas escolas de samba e blocos de vários bairros da Ilha, quando decidiram que o bairro do Cacuia deveria ter uma escola de samba que o representasse.
Ao terminar o desfile o grupo se juntou a outros amigos do time de futebol União Futebol Clube, levando-lhes a idéia. Dois dias depois, (7 de março de 1953), no armazém de Maurício Gazelle, eles fundaram a escola de samba União, hoje União da Ilha do Governador. Suas cores são azul, vermelho e branco.
A madrinha da União da Ilha é a escola de samba Portela, daí a Ilha ter em seu brasão o desenho da Águia, símbolo da Portela. A colocação da Águia no brasão da União da Ilha foi idéia sugerida por Natal, um dos mais tradicionais presidentes portelenses.
E a União já chegou arrebentando: sagrou-se campeã por seis anos seguidos, de 54 a 59, no carnaval da Ilha do Governador. Com vontade de alçar maiores vôos, entrou na Associação das Escolas de Samba, passando a desfilar no carnaval carioca. A decisão de 'atravessar o mar' e chegar ao Rio se faria presente na maioria dos sambas da escola, que sempre faz referência à marcha dos componentes da Ilha rumo à Sapucaí. Confira alguns sambas que trazem esses versos:
"Vou me libertar no perfume desse mar" (2000)"Assim a Ilha vem pra festa atravessando o mar azul" (1999)"Eu vou nas ondas desse mar" (1995)"Minha alegria vem nas ondas desse mar" (1994)"Sob o clarão da poesia, cruzo o mar da alegria" (1993)"Sonhando o mar atravessei" (1990)"O menino iluminado hoje atravessa o mar" (1988)"Novamente cruza o mar a alegria" (1987)"A minha alegria atravessou o mar" (1982)

Aroldo Melodia, Didi, Mestrinho, Djalma Falcão, Franco. São estrelas da União, que serão imortalizados em nosso desfile! E concerteza, aonde estivérem, estarão em festa junto com o Império e com a União da Ilha do Governador.

Que escola, fantástica! Sambas memoráveis, intérpretes, compositores, enredos e principalmente desfiles super marcantes, enchem nossos olhos e corações de emoções.
De 1953 até 2000, foi só alegria... É claro que a escola teve seus altos e baixos... Mais tudo superado com a comunidade maravilhosa da União da Ilha!
Em 2001, a escola faz seu último desfile no grupo especial, despencando para o acesso a, com o enredo “ A União faz a força “. Após oito anos de tentativas, cantamos: Joãozinho Trinta, Maria Claro Machado, Pandeiro, Corcovado, São João Del Rey, Ripa na Tulipa... Mais com nenhum desses a escola se superou e voltou ao especial.
Até que resolveram trazer a comunidade de volta pra quadra, reeditaram “ É hoje “, quem não se lembra: “ Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz quem eu “, e a comunidade voltou, forte e unida, e em 2009, papai do céu olhou pela Ilha, e o insulano festeja, em 2010 é especial, e todos com o grito na garganta incansávelmente gritando: “O a União voltou”, ao lado do intérprete Ito Melodia, herdando heranças de seu pai, Haroldo.
Quanta história!
Essa escola, maravilhosa, não poderia deixar de ser lembrada.
Ilha, minha Ilha, União da Ilha, minha vida, minha escola, meu amor...