terça-feira, 19 de janeiro de 2010

GRESV Tom de Itaquera


Nome da Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Tom de Itaquera
Fundação:19 / 05 / 2009
Cidade-Sede: São Paulo - SP
Cores: Vermelho, Azul, Branco, Verde
Símbolos: Leão
Presidente: Maicon de Noronha Vieira Baptista
Carnavalesco e Autor de Enredo: Yuri Correa Segantini
Intérprete: Diney SP
Vice Presidente: Eduardo Melo Silva
Enredo: Do Sonho de Icaro ao Espaço Sideral, A Tom de Itaquera faz seu Carnaval...
Prezados, nosso enredos será dividido em setores, e os mesmos em temas, para melhor entendimento de nosso carnaval.

1: Setor: O voo de Ícaro, e o Sonho de Alcançar os Lugares.
2: Setor: Seres Alados
3: Setor: Santos Dumont 14 Bis “Canard”
4: Setor: A Conquista do Espaço:


Justificativa do Enredo:

1º Setor: O Voo de Ícaro, e o Sonho de Alcançar os Lugares:

Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas, cujo maior feitos foi o labirinto do palácio do rei Minos de Creta, para aprisionar o Minotauro. Ícaro ajuda Ariadne, a filha de Minos a fugir com Teseu, provocando a ira do rei que, como punição, ordenou que Dédalo e seu filho fossem jogados no labirinto.Dédalo sabia que sua prisão era intransponível, e que Minos controlava mar e terra, decidindo então que deveriam fugir pelo ar. Projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las. Eles primeiramente se sentiram como deuses que haviam dominado o ar. Passaram por Samos e Delos à esquerda, e por Lebinto à direita.Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do Sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção esquecendo-se das orientações de seu pai, talvez inebriado pela sensação de liberdade e poder. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar. Ícaro foi enterrado por seu pai numa ilha e chamou-a de Icaria em sua memória. Dédalo chegou seguro à Sicília, onde construiu um templo a Apolo, deixando suas asas como oferenda. Acreditamos depois de dizer tudo isso, que o sonho de Icaro era a liberdade de poder alcançar a todos os lugares.

2º Setor: Seres Alados:
Chegamos a uma parde de nossa grande viajem pelos ares, onde nos deparamos com os SERES ALADOS. Os animais como Borboletas, pássaros, moscas, e até mesmo os morcegos das noites frias e medonhas se encontram com os mágicos cavalos alados, as fadas, os anjos e arcanjos, e deixam o nosso céu todo enfeitado e nos deixando a cada bater de asas mais encantados por essa linda viajem pelos céus.

3º Setor: Santos Dumont 14 Bis “Canard”
O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu “14 BIS” e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante, tanto no campo dos aeróstatos (veículos mais leves que o ar), como no dos aeródinos (veículos mais pesados que o ar).O exemplar em exposição é uma réplica, construída pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos em 1973, e está equipado com um motor “Lycoming” de 166 h.p., 4 cilindros opostos.

Especificações Técnicas
FABRICANTE:
Alberto Santos Dumont – Brasil
MOTOR:
“Antoinette” de 50 h.p., 8 cilindros em “V”, refrigerado a água
PESO VAZIO:
160 kg
COMPRIMENTO:
10 m
ENVERGADURA:
12 m
ALTURA:
4,8 m
VELOCIDADE MÉDIA:
30,8 km/h
Informações estabelecidas pelo wikipédia.

4º Setor: A Conquista do Espaço:
Depois que o primeiro avião foi ao céu, o sonho de todos os seres humanos só almentava em tocar as nuvens, fazer as estrelas de degraus para sentarem na mais confortável parte da lua. Mais isso não demorou muito. Há 40 anos, o homem pisou pela primeira vez na lua, no mais simbólico episódio da exploração espacial – e um dos maiores marcos da história humana. Hoje podemos observar o céu com equipamentos de alta definição e até mesmo fazer turismo no espaço, viajando numa astronave pela Via Láctea e nos hospedando numa estação russa. O homem não tem limites, pois nem o céu escapou de seu anseio desenfreado de conhecer e conquistar. Descobertas fantásticas alimentam cada vez mais nossa imaginação diante de tamanha grandeza. Planetas gasosos, anéis reveladores, gelo espacial e tanta coisa ainda a se descobrir nos mostram a realidade de que somos um mero grão na imensidão do universo. Com esse enredo celestial, a Tom Menor, se junta às estrelas do céu para brilhar no firmamento da folia virtual. E por esse infinito e misterioso espaço que a Tom de Itaquera vai terminando sua viagem aos céus, deixando cada folião virtual a mágia e a leveza dos ares.