Nome da Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Sabugo!
Fundação: 19 de Dezembro de 2009
Cidade-Sede: Porto Alegre/RS
Cores: Verde e Laranja
Numa viagem de magia e mistério conduzida aos braços protetores da Lua, deusa eterna da vida e da morte, guardiã do destino, senhora eterna da noite, mãe de todas as bruxas é a Lua que todas as feiticeiras recorrem para preparar suas porções identificadas como uma mulher em todas as tradições. "A Lua é o Sol da noite".
A Lua Nova indica começo de um novo ciclo, o nascimento da Deusa, representado por Morgana a rainha das bruxas, é o tempo de fervilhar de novas idéias; tudo fica com o contorno de perpétuo começo, e podemos sentir que as idéias surgidas nesse período, crescem à medida que a Lua vai crescendo no céu. É o mágico começo da jornada rumo ao nosso centro e uma intensa vontade de criar novos projetos.
A Lua Crescente envolvente com suas simpatias e misticismos representa a face virgem da Deusa, representa Rhiannon, a Donzela. Ótima fase para levar a frente os projetos feitos na lua nova, é uma fase de crescimento, de correr atrás do que acredita e quer. É uma fase excelente para o crescimento em todos os sentidos.
A Lua Cheia é a mais cultuada pelas bruxas em seus rituais de feitiços, encantamentos e bruxarias, representa a face Mãe da Deusa, representa Brigit, A Grande Mãe, é uma fase de energia muito forte, excelente para trabalhar intuição, para realização de feitiços, rituais de qualquer espécie. O poder da Deusa está totalizado nessa fase, é aquela que aceita ou rejeita os projetos iniciados na Lua Nova.
A Lua Minguante representa a face Anciã da Deusa, representa Cerridwen, indica o ciclo completado, representa a sabedoria, é o tempo da desintegração de algumas idéias antigas; o movimento aqui é de introspecção e recolhimento. É também o período pré-menstrual em várias mulheres e está associada às emoções e as mudanças na vida espiritual de cada ser humano.
A lua também se apresenta no Tarô das bruxas, como emoções, mistérios e destinos impostos em nossas vidas em nossos caminhos, na bruxaria, cada fase da lua serve para uma finalidade, por isso, o Tarô nos mostra as fases sobrepostas até chegar a Lua Cheia, quando a intuição e os poderes da feitiçaria ficam ainda mais acentuados. A lua mexe com as marés, com a mente e com as emoções das pessoas e as deixam a flor da pele e essas mudanças de fases, também significam inconstância e mutabilidade indicando obscuridade e ilusão. Representa a caminhada do homem ao longo do seu destino.
No tarô das bruxas, cada carta relata os seus segredos: a carta do Louco representa o ser humano em busca de si mesmo na vida. O Mago, mostra superioridade individual, pois conhece os segredos das forças da natureza, Sacerdotisa é a bruxa conhecedora dos mistérios e mestre na transformação da natureza e a mulher que sabe o que quer. Imperatriz, não tem autoridade espiritual como a sacerdotisa o seu poder vem da ternura e da fertilidade. A carta do imperador é um homem maduro de total segurança e firmeza,pronto a castigar qualquer um que o contrarie,do Sumo Sacerdote é a supremacia do poder espiritual sobre o poder material .Os Enamorados , simbolizam a necessidade de fazer uma escolha, banhados em luz dourada,representam o Deus Cornífero .
A carta do Carro, representa a caminhada do homem ao longo do seu destino, a Força é a bruxa que busca a felicidade na sexualidade e com isso, elas sabem manipular as energias e plenos poderes, o Eremita é um homem solitário que caminha iluminando os seus próprios caminhos, a décima carta do tarô, traz a Justiça, que significa o equilíbrio entre a razão e a emoção, a vitória, a derrota o bem e o mal. A carta Roda da Fortuna é o movimento contínuo da vida e volta sempre ao mesmo lugar, o homem nasce, segue seu destino, planta e colhe e o seu fim sempre é recolhido de volta a mãe terra, já a carta do Dependurado é a carta mais complexa do tarô, indica a renúncia, sacrifício voluntário e idealismo exagerado,a carta da Morte, indica mudanças por um processo doloroso e libertação, a carta da Temperância, é uma bruxa em atividade misturando porções em seu caldeirão mágico é a feiticeira do auto controle.
A carta do Chifrudo, representa à divindade masculina a fertilidade e a paixão, ligada ao desejo sexual e vigor físico, já a carta da Torre é a carta que mostra a destruição de uma estrutura sólida, fracasso ou egoísmo, geralmente associada à família, amigos e negócios, a carta da Estrela é a carta mais favorável do tarô diz a lenda que Óriom, ficou fascinado pela beleza das moças e as perseguiu, apavoradas, pediram aos pais que as transformassem em estrelas. Em seguida temos então, a carta da Lua, que mostra suas fases sobrepostas até chegar a lua cheia,a carta do Sol é a realização total da conquista de um objetivo , depois da passagem da lua, o sol, reluz na plenitude por vim, o renascimento e a redenção .A nossa ultima carta o Universo, significa plenamente positividade e a recompensa de todos os esforços alcançados.