sábado, 19 de setembro de 2009

DICAS CAESV - 1

Antes de efetuar a inscrição de sua Escola, é necessário a sua total organização para não sofrer as conseqüências da desorganização no futuro. Ter uma Escola de Samba Virtual é uma atividade muito prazerosa, porém exige uma dose de responsabilidade que pode faltar a alguns integrantes, o que quase sempre prejudica a Escola de Samba.

O primeiro passo para se organizar para o Desfile de Avaliação do CAESV é a estruturação da equipe que vai compor sua Escola. A ascensão é quase certa se a Escola de Samba possui uma equipe sólida e responsável. O Presidente deve começar sempre pelo Carnavalesco, Intérprete e Autor do Enredo. Caso a Escola não queira convocar uma pessoa para fazer o enredo, qualquer membro que já faça parte da Escola pode fazer o enredo. Este enredo deve ser inédito.

Depois de ter sua equipe montada, deve-se começar a preencher as disposições iniciais. Criar um nome criativo para sua Escola, desenhar um pavilhão para a Escola, e estabelecer o enredo que vai representar a Escola. Nesse período, paralelamente as inscrições serão abertas e agora sim a escola já está apta a efetuar sua inscrição.

Nesse período, a Escola deve começar os preparativos para o Carnaval Virtual. Deve escolher seu samba-enredo, seja através de eliminatórias ou encomenda de um samba a um determinado compositor, deve também preparar suas alegorias e fantasias, que é a parte do trabalho considerada mais exaustiva.

Escolhido o samba, é necessário a produção de uma faixa contendo o áudio do samba vencedor. Essa pode ser feita de forma amadora ou pode ser gravada em um estúdio. Esta gravação deve ser cantada pelo intérprete oficial da Escola.

Além dessa faixa, que será incluída no CD do CAESV, a Escola deve produzir a faixa ao vivo, que será a faixa a ser tocada no dia do desfile. Esta, deve ser diferente da faixa do CD.

O momento mais delicado é, sem dúvida o envio do material para o desfile. Esse material é composto pelos desenhos de fantasias, alegorias e afins, áudio ao vivo para o desfile, organograma e ficha técnica. O CAESV disponibiliza um arquivo contendo o modelo de organograma e ficha técnica para facilitar para as escolas.

Após enviado o material audiovisual, a Escola deve apenas aguardar o dia do desfile, e ver então seu trabalho árduo na tela com mais de mil espectadores assistindo. Se você for bom, fará parte do maior Carnaval Virtual do planeta.

Vinde!