sábado, 27 de fevereiro de 2010

SESV Mocidade do Samba



Nome da Escola: Sociedade Escola de Samba Virtual Mocidade do Samba
Fundação: 25/02/2010
Cidade-Sede: Rio de Janeiro
Cores: Verde, Ouro e Branco

Símbolos: Estrela e Falcão


Presidente e Intérprete: Matheus Bernardo

Carnavalesco: Lukas Lopez


Enredo: Hummm... Tem cheiro de perfume no ar


A Mocidade do Samba vem com a essência dos deuses, perfumar neste carnaval, encher a passarela respirando emoção e alegria. Nós vamos viajar nessa história desde um tempo lá atrás até hoje. Dançar nos bailes de lindas mulheres perfumadas, saber como e onde o brasileiro usa o perfume, contando tudo isso na avenida.

Sinopse

A arte de perfumar nasceu no Egito Antigo. Nessa época o perfume considerado o néctar dos deuses, e com ele, a alma dos mortos podia ser tocada. Os sacerdotes aos poucos foram transformando seus templos em laboratórios de “Perfumes artesanais”, tornando o objeto que era exclusivo aos deuses num acessório apreciado pelos ricos mortais. Os primeiros a experimentar dessa invenção foram os faraós e os principais membros da corte. Logo o uso do perfume se difundiu; deixando o Egito com um aroma fresco e gostoso.

A partir daí o perfume se tornou objeto fundamental. Tanto que foi motivo da primeira greve da história da humanidade protagonizada pelos soldados do faraó Seti I, que parou de fornecer perfumes. Anos depois, o faraó Ramsés II teve de enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam revoltados com a escassez do próprio.

Um químico árabe escreveu no nono século um livro sobre a perfumaria chamado “Livro da Química de Perfumes e Destilados”. Nele vinha escrito centenas de receitas de óleos de fragrâncias, águas aromáticas e substitutos, etc. O livro também descrevia cento e sete receitas para a perfumaria, sendo assim mais um salto para a arte de perfumar.

Dois médicos e químicos persas introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, onde suas primeiras cobaias foram as rosas. Até eles descobrirem o processo, os perfumes líquidos eram feitos da mistura de óleo com ervas ou pétalas de flores compactadas que resultavam numa mistura pesada. Já á água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular.

Mas foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.

Os cheiros têm certo poder inimaginável por muitas das pessoas. Por exemplo, quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos fazer relaxar e nos caminhar até o sono. Quando estamos de mau humor, deprimidos, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, eucalipto e alecrim nos concentram.

O perfume continua sendo fundamental para vários casos atualmente. Quem não se cuida com aquele aroma gostoso num encontro com a pessoa que ama? Não são só os comprometidos, os solteiros também, naquele dia solitário, onde a pessoa anda á procura do par perfeito, o perfume não pode faltar. Numa festa de casamento, de 15 anos, numa reunião importante no trabalho, ele também é fundamental. Quem não deseja chegar perfumado e bem-arrumado num evento importante?

Não são só as pessoas que se perfumam, tecnologias atuais nos permitem perfumar lugares, como simplesmente a nossa casa. Você já deve ter ouvido falar do desodorante de lavanda que é usado para colocar no vaso sanitário na intenção de eliminar os maus odores.

Você ainda tem alguma dúvida que o perfume faz a diferença?

Tem cheiro de perfume no ar!