segunda-feira, 8 de março de 2010

Escolas de samba que entregaram as letras dos hinos oficiais E MAIS...

Segue as escolas que entregaram, no prazo, as letras de seus sambas oficiais para o Carnaval Virtual do Grupo de Avaliação em 2010:

Barra Funda Estação Primeira
Fiel Tradição **
Lagoa Azul
Sabugo!
Morada do Sol
Capricho Negro
Escola Virtual da Amazônia
Alegria da Zona Norte
Aliança Suburbana
Imperador
Flor de Lotus
Guerreiros do leão
Mocidade Imperiana
Mocidade Leopoldense
Estrela Guia
Unidos da Vila Madalena
Tigres de Niteroi
Tradição de Tanguá
Cidade Columbia
Lagoa Azul
Dragões Lendários
Rosa Negra
Império Alvinegro
Unidos do Imperador de Niteroi
Paraiso da Folia
Águia do Estácio
Princesa de Minas
Leões da Folia

* A escola de samba Fiel Tradição tem três dias, sendo o primeiro o da data de publicação desta nota, para enviar um novo samba, uma vez que o autor do samba é o presidente da escola, infringindo o regulamento da LIESV/CAESV

* Caso alguma escola conteste a sua não-aparição nesta lista, favor enviar um e-mail para o CAESV com a indagação e instrumentos legitimos que sustentem o que for repassado a ela.

** A Bohemios Samba Club esta requerendo junto a direção do CAESV a supressão do ponto perdido por atraso, uma vez que o samba da mesma so figurou na caixa de entradas desta direção hoje, portanto um dia após o prazo. A diretoria aguarda por provas do envio no dia anterior. Caso nao existam, mantém-se a punição

O caso do GRCESV Pomba Dourada permanece em suspensão. A escola ainda nao se pronunciou sobre as exigencias da Liga. Tão somente fez registro de que segundo o próprio, o carnavalesco fez a sinopse de proprio punho, contrariando a nota oficial emitida pela direção, com os links de onde a sinopse retira trechos completos sem citação ou modificação dos mesmos.

Os integrantes da Vila Rubro Negra cumpriram as exigencias da diretoria e agora estão devidamente inscritos (e com samba enviado) no CAESV como novo nome, cores e bandeira. Segue a Ficha

Grupo Carnavalesco Virtual Leões da Folia

Presidente: Marcelo Ferreira

Carnavalesco: Renan Silva

Interprete: João Pedro

Enredo: abram as cortinas o espetáculo vai começar

Setor 1: A SURGIMENTO DO CIRCO
Na Roma Antiga o circo era uma construção para exibição de cavalos e corridas de bigas, shows equestres, batalhas encenadas, shows de animais adestrados, malabaristas e acrobatas. Acredita-se que o circo de Roma tenha sido influenciado pelos gregos e suas corridas de bigas e exibição de animais.
Com a queda de Roma, os grandes circos desapareceram da Europa, sobrando apenas treinadores de animais e outros artistas itinerantes.
Na mongólia, as primeiras descrições de um circo datam da Dinastia Han. Zhagh Heng foi um dos primeiros a registrar apresentações acrobáticas temáticas em palácios reais.
O conceito moderno de circo como uma arena circular com assentos, com exibição de acrobacias, animais e outros artistas remontam ao final do século XVI.Philip Asthlley foi um dos pioneiros da época, popularizando o circo na Inglaterra. Na frança sempre se usou as máscaras típicas do teatro grego o que comprova que os gregos roubaram essa cultura dos franceses.
Mas há quem diga que as práticas circenses se originaram na China, onde foram encontradas pinturas de quase 5.000 anos em que aparecem acrobatas, equilibristas e contorcionistas. Os guerreiros utilizavam a acrobacia como uma forma de treinamento.
A versão do circo que conhecemos -com picadeiro, lona, desfile de animais- é recente e foi criado pelo suboficial inglês Philip Astley, por volta de 1770. Na época, ele montou um espetáculo equestre (com cavalos) que contava com saltadores e palhaços.

SETOR 2: O CIRCO À BRASILEIRA
A história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.
No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, já haviam os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a doma de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos.Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa.
Novo circo
O novo circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro,levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense. No Brasil existem atualmente vários grupos pesquisando e utilizando esta nova linguagem.