segunda-feira, 6 de setembro de 2010

G.R.E.S.V. Mocidade Paulista


Nome da Escola: G.R.E.S.V. Mocidade Paulista
Fundação: 23/08/2010
Cidade-Sede: São Paulo - SP
Cores: Preto e Branco
Símbolos: Estrela

Presidente e Carnavalesco: Marcos Lima
Intérprete: Matheus Bianck
Diretores de Carnaval: José Roberto da Silva e Flávio Ismerim

Enredo: Brasile é la nostra terra – A saga dos italianos em terras tropicais

No Carnaval virtual de 2011 a Mocidade Paulista fará uma homenagem ao ano da Itália no Brasil. Nossa intenção é mostrar a relação entre os dois paises desde a chegada dos primeiros imigrantes até hoje nas relações históricas. Nos ultimos anos, seja na arte, na culinária, na ciência, na cultura em geral prova que a Itália está sempre presente no Brasil.

1º Setor

A chegada para o trabalho nas lavouras de Café

Na Itália ocorria a guerra pela unificação do pais, com isso a mão-de-obra e os empregos caíram muito, a procura de novas oportunidades muitos italianos começaram a migrar para o Brasil, que passava por uma época de crescimento das plantações de café e necessitava de mais trabalhadores. Chegando a terras tropicais os primeiros imigrantes se estalaram na Província de São Paulo e no Vale do Paraíba, onde começaram a trabalhar nas grandes lavouras de Café.

2º Setor

O povoamento e a miscigenação do território brasileiro

Os Italianos nos primeiros anos de sua chegada no Brasil eram mandados para terras pouco povoadas para que a povoação do território brasileiro fosse mais rápida. Os imigrantes italianos foram também muito importantes para o “branqueamento” da população brasileira, ou seja, a miscigenação, pois na época a população brasileira era de maioria negra por causa dos escravos.

Por Volta de 1900 surgem boatos, e a imprensa Italiana divulga as noticias sobre as, mas condições de vida dos imigrantes, onde não podiam abandonar as lavouras cafeeiras por causa das dividas que tinham por causa do custo da viagem. Com isso a imigração nessa época diminuiu muito.

No Sul do Brasil os italianos se espalharam pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina onde tinha terras próprias pra cuidar de sua própria produção, nessas terras os Italianos criaram plantações de uva e começaram a produzir vinho. No Rio Grande do Sul o número de imigrantes foi tão grande que o Governo foi obrigado a criar outra colônia, que se tornou a maior do Estado, Caxias do Sul.

3º Setor

A influencia Italiana no Brasil

Os Imigrantes Italianos chegaram aqui antes de 1900, mas deixaram muitas influencias não só na Cultura, mas também na gastronomia, na linguagem e nos costumes, que depois de tanto tempo ainda continuam vivos aqui a nossa terra. Os Italianos foram responsáveis por trazer pro Brasil o Catolicismo, trazendo também as principais festas religiosas de hoje em dia. Na Cultura uma das Principais Festas do Brasil é de Origem Italiana, a Festa da uva que é comemorada no Rio Grande do Sul, que é realizada nos meses de fevereiro e março. A saga dos Italianos no Brasil também serviu de inspiração para novelas como, Terra Nostra e Esperança. Imigrantes italianos foram responsáveis também por fundar um dos mais antigos times do Futebol Brasileiro o Palestra Itália em São Paulo. Na Gastronomia trouxe também o costume de comer pane tone no natal. E como seriam nossos Domingos sem a tradicional Macarronada? E como não falar da Pizza a Comida Típica italiana mais apreciada no Brasil.

Hoje em dia a Colônia Italiana no Brasil é a maior do Mundo, maior até mesmo que nos países da Europa, mas a população italiana no Brasil vem caindo por que a maioria é idosa. Hoje em dia quase todos Italianos no Brasil são Ítalo-Brasileiros por causa da Dupla nacionalidade, os laços entre os países só cresce e a Mocidade Paulista coroa essa Relação de mais de um Século.

Itália é la nostra terra, Brasile é la tua terra !!