terça-feira, 2 de novembro de 2010

GRESV Floripa do Samba

Nome da Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Floripa do Samba
Fundação: 05/12/2009
Cidade-Sede: Florianópolis
Cores: Amarelo, Vermelho e Branco
Símbolos: Pavão

Presidente: Christian Fonseca
Carnavalesco: Alisson Hilário e Nestor Júnior
Vice-Presidente: Gabriel Fonseca
Diretor de Carnaval: Igor de Jesus
Intérprete: A definir (nota oficial nº4/2010 DC)

Enredo 2011: “Uma chama que não cessa... Entre a razão e a loucura, um caminho que nos leva ao infinito...”

Sinopse

Qualquer que seja o modo de como um conhecimento possa relacionar-se com os objetos, aquele em que essa relação é imediata e que serve de meio a todo pensamento, chama-se intuição. Mas esta intuição não tem lugar senão sob a condição de nos ser dado o objeto, e isto só é possível, para o homem, modificando o nosso espírito de certa maneira.

Kant.

Conheça a Filosofia em sua VIDA.

Setor 01

• Filosofia em nos mesmos. Entrelaçando valores ao nosso existir.

- “A verdade não está com os homens, mas entre os homens.”
(Sócrates)

Experimentamos o mundo por meio dos sentidos. No entanto, existem outras coisas que nos fazem ver o mundo de modo diferente. Diferenças culturais, fisiológicas e filosóficas que contribuem para o desenvolvimento de diferentes formas de percepção.
Essa variação é importante, afinal, em todas as circunstancias da vida despertam a nossa atenção sobre determinados aspectos da realidade. A fim de solucioná-los as pessoas recorrem ao conhecimento, derrubando fronteiras e se elevando intelectualmente.
Isso é o que possibilita a evolução humana, a busca por conhecimento, a capacidade de pensar, refletir, raciocinar e evoluir.

Na Filosofia, buscam-se valores morais, que são passados de mesma forma, mais construídos de maneiras diferentes entre as pessoas. Percebemos então por que existem personalidades tão diferentes e pessoas buscando sentidos díspares para a sua vida. Na construção de personalidade, cada um busca o seu mundo ideal, aquele em que as suas características, moldadas nos aspectos sociais vividos, encontram as realizações que desejam.
O Nosso existir não teria sentido se viéssemos apenas para nascer, crescer e morrer. Temos então a oportunidade de mudar a nossa vida, escolher nossos caminhos, construir nossas bases e evoluirmos, afinal todo individuo que pertence a uma sociedade tem um dever para com ela. Isso envolve muito mais que um ato impar, envolve toda uma cultura.
Cada cultura possui um filosofia diferente, uma diversidade que deve ser amplamente respeitada.

- Setor 02

• Da origem da vida, aos complementos dela.. Um impulso para os avanços... Um beneficio a nos mesmos...

-“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”
(Sócrates)

Entramos em um debate Filosófico que vem se perdurando a milhares de anos.
Existem milhares de teorias, todas elas com bases filosóficas. Debater isso é muito mais que querer descobrir uma resposta, e nos questionarmos sobre a origem de nós mesmos.

→Teologia, a busca por um ser divino.
Partindo com os pensamentos míticos, até os berços cristãos, islâmicos e maçons. Baseia-se em uma divindade que nos dá a vida, que nos puni, e que nos passa ensinamentos sobre os caminhos moralistas da vida. Historicamente, os mitos eram a maior forma de conhecimento educacional da Grécia, e até hoje convivemos com culturas teológicas que no passam inúmeros valores.

Surgiram então teorias na tentativa de descobri de onde viemos, os ALQUIMISTAS, personagens importantes da época buscavam pelo arché, a substancia que originava a vida, em que deveria está presente em todos os momentos das existência das coisas.

Sendo eles :

- Anaxágoras de Clazomena: As homeomerias
- Anaximandro: O apeíron
- Anaxímenes de Mileto: O ar
- Demócrito de Abdera: Os átomos
- Empédocles de Agrigento: Os quatro elementos
- Heraclito de Éfeso: O fogo
- Pitágoras de Samos: O número
- Tales de Mileto: A água
- Xenófanes de Cólofon: A terra

→ Os alquimistas:
Pela pedra Filosofal buscava-se a fonte da eterna sabedoria, mina de grande poder que fornecia também a cacimba da vida eterna.
Os alquimistas tiveram um papel importante para as grandes descobertas futuras. Eram os “CIENTISTAS” da época. Criavam remédios, cataplasmas, engenhocas para facilitar trabalhos etc. Místicos, foram os propagadores da astrologia em concernência a descoberta do futuro da humanidade; além da buscarem poções mágicas na qual diziam da poderes a que bebia ou transformar coisas em ouro. Eles Foram o “impulso” involuntário para as ciências humanas.

- Setor 03

• Conhecimento não se esquece... Perdura-se. Uma obra atemporal de que não regride nunca.
-"A moral, ciência que pressupõe o conhecimento das demais ciências, é o supremo grau da sabedoria."
(René Descartes)

A filosofia tem como principal base a LÓGICA. Ela sistematizou e organizou todos os métodos lógicos em busca do conhecimento, inclusive as Ciências, que buscam o verdadeiro sentido para fenômenos e fatos. BIOLOGIA/MATEMATICA/FISICA/QUIMICA são alguns exemplos que servem de amostra para tal evolução.
Sem essas sistematizações, as descobertas que possibilitaram as grandes evoluções humanas não teriam acontecido. Podemos exemplificar: A energia, através da física, as vacinas através da biologia, o petróleo através da química e etc.
Escolas de medicina começavam a surgir, e os estudos das ciências fundamentais começavam a ser aprofundas.

→ Com a possibilidade de avanços e descobertas infinitas, na qual o beneficio era nosso, as pessoas se interessavam se aprimorar. Surgiu então escolas especificas para cada base lógica, aprofundando cada vez mais o assunto.
De tudo isso vieram frutos maravilhosos, que a humanidade será grata eternamente. As faculdades eram e até hoje são, o motor de arranque para tudo de moderno.
IMAGINE:

Se Pitágoras não tivesse investido nos raciocínios matemáticos, hoje não teríamos computadores e maquinas que envolvessem lógicas matemáticas.
Se Isaac Newton, não tivesse pesquisado sobre a quanta, não teríamos a energia elétrica nem Einstein teria pesquisado sobre a teoria da relatividade. Percebe-se a partir daí que uma evolução leva a outra.

E assim segue e humanidade em um trem movido a uma “chama” que nunca cessará, nos levando progressivamente para a EVOLUÇÃO. Onde um dia o preconceito, as incertezas, os desafios serão superados mais facilmente e mundo se esclarecerá em um raio de esperança e amor.

ABRA SUA MENTE E DEIXE APARECER...
O PLATÃO QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ!
NESSE CARNAVAL NIGUEM NOS SEGURA
É A FLORIPA FALANDO DA FILOSOFIA PURA!

Floripa do Samba vem ai!

Nestor Barbosa Herbule de Oliveira Júnior.