terça-feira, 2 de novembro de 2010

GRESV Lagoa Azul

Nome da Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Lagoa Azul
Fundação: 17/02/2010
Cidade-Sede: Vitória - ES
Cores: Azul e Branco
Símbolos: Cisnes

Presidente: Thaynan Leal
CarnavalescoS: Ronaldo Uliana e Osvaldo Júnior
Vice-Presidente e Intérprete: Matheus Araujo

Enredo 2011: “O Mundo Encantado das Cantigas de Roda"
Introdução
As cantigas de roda são canções lúdicas, que envolvem brincadeiras com letras, melodia e ritmo, relacionadas diretamente às brincadeiras de roda, bastante popular entre as crianças. São partes integrantes do Folclore Brasileiro, onde o ideal da brincadeira é a reunião de crianças, de mãos dadas, cantando canções que retratam o imaginário infantil.
As letras das cantigas de roda são simples, fáceis de memorizar, com muitas rimas, trocadilhos e repetições, que dão a tônica da brincadeira através da música. As cantigas de roda são em sua maioria de autores desconhecidos, passadas de geração a geração, se modificando e adequando a realidade do determinado grupo que as canta.

Sinopse
Ouvia-se ao longe um barulho intrigante de um trem... Estava próximo a chegar ali, quando então, uma criança grita: “Anda logo Júlia! Vamos perder o trem!”. Aquele era o sinal para que Pedro e Júlia embarcassem naquele trem. Mal sabiam que estavam embarcando em um mundo mágico... A singela locomotiva guardava em seu interior segredos que por fora ninguém imaginava...
Ao entrar naquele trem, as crianças ficaram fascinadas, um mundo colorido, encantado... Era o “Mundo encantado das Cantigas de Roda”. Após a entrada, começaria a grande viagem, ao longo dos vagões daquele trem fantástico!
Logo no primeiro vagão já começava a diversão, encontraram ali “São João de Ra Rão” e sua gaita, da qual saia uma bela canção que deslumbrava as crianças... Não demorou muito para que a música tomasse conta do ambiente e “Samba Lelê” entrasse na diversão.
Mas nem tudo era tão fascinante naquele trem, afinal, a “Dona Barata” invejosa e mentirosa como sempre, logo tratou de se gabar para eles dizendo “Eu tenho sete saias de filó”, mas todos ali já conheciam suas mentiras e nem deram assunto a ela, podendo prosseguir o passeio.
A cada vagão pelo qual passavam, uma nova surpresa! Foi então que Júlia viu a “Dona Aranha” subindo na parede ao lado de um jardim cheio de “Cravos e Rosas”, onde uma grande placa indicava uma porta, a qual dizia: “Rua do bosque chamado solidão”, curiosos, abriram a porta e viram que beleza de lugar! As crianças olhavam maravilhadas para aquilo, quando perceberam um tumulto no vagão da frente...
Quando percebeu, Júlia já havia falado “Oh, coitadinho do gatinho”, e foi com sua fala que todos pararam de “Atirar o pau no gato”. Todos então estavam parados, quando Pedro sugeriu que brincassem de “Ciranda Cirandinha”. A diversão era tanta, que brincaram também de “Pirulito que bate-bate”, “Cai cai balão”e “Ai, eu entrei na roda”.
Porém, o tempo passava e não podiam se atrasar, para não perderem a “Marcha dos soldados cabeça de papel”. Após a passagem da marcha, seguiram viagem, encontraram os “Escravos de Jó”, “Teresinha de Jesus”, o “Boi da cara preta” e viram, pela janela, conversando próximos à lagoa, junto com a “Canoa virada”, o “Sapo que não lava o pé” e o “Sapo Cururu”.
Chegando ao ultimo vagão, radiantes de felicidade, avistam uma belíssima arca, a Arca de Vinícius, cheia de histórias... Afinal, esse sonho nunca termina!