terça-feira, 2 de novembro de 2010

GRESV Raízes

Nome da Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Raízes
Fundação: 22/02/2008
Cidade-Sede: Rio de Janeiro - RJ
Cores: Azul e Branco
Símbolos: Coroa

Presidente: Eduardo Nunes
Carnavalesco: Eduardo Nunes
Intérpretes: João Pinho, Raoni Ventapante e Pedro Caetano
Diretor Musical: João Pinho
Vice-Presidente e Diretor de Carnaval: Murilo Sousa

Enredo 2011: “Entre voltas, revoltas... reviravoltas"

Aos meus pais disse adeus
Seguirei nesse mundo de meu deus
Porta afora ganhei o mundo
No encontro mais profundo com meu novo universo

Meu verso correrá caminhos perdidos ao redor do planeta
Vou com Verne, Cabral, Fernão pelo Mundo Novo ou não
Em oitenta dias na fantasia, nas letras da ilusão

E as ondas trazem novamente
Às praias as tartarugas descendentes
Migram em retorno belas aves no horizonte
A natureza refaz o caminho, pelo destino mais exuberante

Ah meu coração! Volto a te ouvir de fato
Te trago do fundo da alma, do escuro, do anonimato
Rasgo meus planos e faço serenata na tua calçada
Para arder nosso amor com a poesia da flor
Para poder te chamar novamente de amada

Ah, mas se tu não me quiseres de volta, me revolto
Faço a revolução
Sou amante, poeta, dono de seu coração

Fui te buscar em novas terras no porão de um Tumbeiro
Do sol me ergui forte, afro-brasileiro
Filho da liberdade, não aceito o açoite, sou guerreiro
No islã fui Malê
Ao lado de Zumbi, fiz Palmares crescer
Na Senzala reconstruí minha África,
Só para o seu beijo poder ter

Subimos o morro, fizemos nosso palácio em forma de barraco
De fato, a Chibata que deixara marca em minha alma
Plantou semente de revolta que joguei ao chão de minha palma
Viramos bondes na Pequena África contra o abuso de Estado
A vacina é um terror, um real assassinato

Fomos retratados em Sampa, na modernidade transmestiça
Na Paulicéia que desvairou a elite esquisita
-Seu Getúlio não a prenda, por favor !
Minha nêga, nega que é comunista, sim senhor

E a bomba que explodiu do outro lado do planeta
Fez a multidão se levantar contra a guerra
Erra quem pensa que sua ganância dominará a Terra

Reviravoltas eu dei nos cursos História
Contra uma longa ditadura neste chão lutei
Construí nova trajetória
De cara pintada tirei o poder sem retirar minha glória

Reconstruirei nossa estrada
Pois terei você ao longo dessa caminhada

Um dia sem sede e com sede de vencer
Vi a festa da raça, a Kizomba acontecer
Numa quarta-feira de cinzas genial
Que o destino não deixou reviver pelo dilúvio, pelo temporal

Mas quando as nuvens cessarem. Ah! Quando o sol se abrir...
Iluminando os meus passos, poderei sorrir
Um bom filho a casa retorna
Já será hora de voltar ao lar
Minha família, meus pais
Poder reabraçar
Contar essas voltas, revoltas, reviravoltas que vivi