segunda-feira, 4 de julho de 2011

JUSTIFICATIVAS - JURADO VITOR SARAIVA (FANTASIAS)

G.R.E.S.V. Mocidade Paulista
Nota: 7,5
Justificativa: Conjunto de fantasias monótono. (-0,5) Formas e estruturas repetidas e pouco trabalhadas em todas as alas, sem criatividade (-0,5). Com excessão da velha guarda, nenhuma ala tem elementos de cabeça (-0,5). Uso de simbolos e ícones genéricos, o que compromete a leitura visual dos temas abordados Algumas sequer tem leitura (-1,0).

G.R.E.S.V. Sabugo!
Nota: 8,2
Justificativa: A qualidade das fantasias cai a partir do carro 2 (-0,5). A sequência de alas que versam sobre a Lua poderia ter sido melhor trabalhada. A representação das luas Nova e Cheia, nos costeiros, é igual, o que impede a identificação (-0,4). As alas 8, 9, 10, 11 e 12 apresentam figurinos multiplos, mas as diferentes fantasias não conversam entre si, o que prejudica a compreensão da idéia (-0,5). Alguns figurinos de alas diferentes apresentam formas repetidas (-0,4)

G.R.E.S.V. Unidos de Vila Madalena
Nota: 10
Justificativa: -

G.R.E.S.V. Guerreiros do Leão
Nota: 9,9
Justificativa: O costeiro "faisão" compõe a maior parte das alas, o que deixa o visual maçante (vide setor entre abre alas e carro 2) (-0,1).

G.R.E.S.V. Dragões Lendários
Nota: 9,9
Justificativa: A solução utilizada na ala 11 não remete com clareza ao romance de Jorge Amado (-0,1).

G.C.V. Leões da Folia
Nota: 9,2
Justificativa: Abordagem superficial do tema nas fantasias. O leque é representado sem muita criatividade. (-0,5) As informações descritas nas alas 8 e 9 não são visualizadas na fantasia. (-0,2) Ala 5 não traduz visualmente o seu real conteúdo. (-0,1)

G.R.E.S.V. Bambas Sambario
Nota: 9
Justificativa: Conjunto de fantasias de visual seco, sem harmonia ou unidade de cores e formas. (-0,5) Alas ora criativas (01, 04, 08…), ora óbvias demais (14) (-0,1). Algumas alas têm excesso de informação, o que prejudica a leitura da fantasia (-0,2). Vários elementos descritos com detalhes no organograma não são perceptíveis ou não receberam o tratamento adequado (o terno da ala 03, os vitrais e a saia do casal etc.) (-0,2)

G.R.E.S.V. Raízes
Nota: 8,2
Justificativa: A estética da colagem, apesar de moderna, não traduz o enredo com clareza. Não identifico visualmente as diferentes épocas abordadas. (-1,0) Alas abusam de símbolos genéricos e pouco criativos (-0.5) As fantasias do casal e dos passistas não transmitem a idéia proposta. (-0,2) Solução para a ala 6 também é pouco criativa (-0,1)

G.R.E.S.V. Unidos do Imperador Niterói
Nota: 7,5
Justificativa: Fantasias abusam de formas genéricas e pouco criativas (-0,5). Os simbolismos das cores descritas no organograma não são suficientes para passar o conteúdo do enredo (-0,5). Alas 5, 7, 10, 11 e 14 não transmitem bem a idéia pretendida (-0,5). Alas 2, 6, 8, 9 e 12 não têm leitura (-1,0).

G.R.E.S.V. Bohêmios Samba Club
Nota:9,3
Justificativa: Com a (óbvia) excessão da ala 1, não vi o Nordeste nas fantasias (-0,2). O visual muito pesado proposto pela escola atrapalha a leitura das alas 2, 5 e 9, bem como na comissão e no casal (-0,5).

G.R.E.S.V. Lagoa Azul
Nota: 10
Justificativa: -

G.R.E.S.V. Paraíso da Folia
Nota: 9,4
Justificativa: A linguagem das alas 4 e 8 foge do conceito proposto pela escola (-0,2). Solução repetitiva nas alas 6, 9, 10 e 11 soa repetitiva (-0,3). A idéia descrita para a velha-guarda não foi bem transmitida pelo figurino (-0,1)

G.R.E.S.V. Mocidade Imperiana
Nota: 10
Justificativa: -

G.R.E.S.V. Bambas do Samba Friburguense
Nota: 9,1
Justificativa: Início da escola com figurinos de pouco apelo visual, dada a riqueza do tema. Visual Genérico. (-0,3). No segundo setor a criação de figurinos híbridos não foi uma estratégia didática. Visual confuso nas alas 3, 4, 5 e 6 (-0,4). Alas 8 e 9 não transmitem com clareza a mensagem proposta (-0,2).

G.R.E.S.V. Pescadores de Búzios
Nota: 7,9
Justificativa: Fantasias com soluções muito simples ou pouco graciosas (-1.0). Trajes repetitivos e sem criatividade. Informação restrita aos costeiros (-1.0). Figurino da bateria não remete com clareza ao sol. (-0,1)