terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GRESV Pescadores de Búzios


Nome da Escola: G.R.E.S.V. Pescadores de Búzios
Fundação: 26/12/2007
Cidade-Sede: Salvador/Rio de Janeiro
Cores: Verde e Azul
Símbolos: Peixe

Presidente: Murilo Sousa
Carnavalesco: Eduardo Nunes
Intérprete: Eduardo Nunes

Enredo 2011: "Búzios, o sonho tropical nas terras do pescador"

Os donos deste chão.

Na beira do Atlântico pescava o Tupinambá. Tribo dona dessa terra, que tanto amava este chão. Buscava o seu sustento também no milharal e na caça. Eles fizeram aliança com os corsários franceses no contrabando do pau-brasil. Lugar de pirataria desembarcou muitos escravos no Brasil. O cais de pedras construído por braços negros é a memória daquele tempo.
Do mar chegava gente de vários cantos... Com os portugueses os pescadores de Búzios aprenderam a armar a arapuca para capturar os peixes. O balneário então ganhava nome... Armação de Búzios.
Da caça as baleias, nas águas de Búzios, veio o óleo que iluminava a cidade do Rio de Janeiro. Os ossos dessas baleias eram enterrados na praia que começou a ser chamada de Praia dos Ossos.

Um mosaico de toda gente.

Os pescadores começaram então, a abrigar os turistas em suas casas. A hospitalidade do lugar era tão bela quanto sua paisagem. O vilarejo cresceu, começou a cair no gosto dos viajantes. As praias paradisíacas faziam pensar que toda beleza que existe no mundo estava ali em Búzios. Os argentinos são presença fácil nas ruas da cidade. Hermanos fiéis nesta terra.
Lugar de Brigitte Bardot, que em 1964 foi conhecer a cidade tornando as ruas de Búzios o epicentro das atenções. Ela era fotografada em cada mergulho, em cada andar... Foi, sem querer, a maior garota propaganda de Búzios.

Emancipada, lugar de gente feliz.

Quando o sol desce e encontra o mar, aplausos na areia. A noite chega à rua das pedras com a brisa que beija o rosto de cada buziano, ou de cada pessoa que é acolhida pela terra. Em 1995 foi emancipada do município de Cabo Frio. Tomou um destino livre como os seus pássaros.
Búzios, o sonho tropical nas terras do pescador.